Os exercícios vão ME ajudar a perder peso?

 

Perder peso, ou melhor, perder gordura, é uma questão de interrupção do equilíbrio de energias consumidas e energias gastas. Um programa regular de exercícios vai melhorar o metabolismo do corpo e, embora a quantidade de calorias gastas em cada sessão de exercícios seja pequena, após certo período de tempo, a quantidade de calorias queimadas será maior. Os exercícios combinados com uma dieta balanceada lhe proporcionarão os resultados desejados.

 

 

Gostaria de ver-me livre da gordura dos quadris e das coxas, mas sempre que perco peso, perco no rosto e nos seios. O que eu posso fazer para perder peso nos lugares certos?

 

Infelizmente, não existe isso de redução de gordura localizada. É impossível decidir de onde é preciso retirar gordura: essa é uma decisão tomada pela genética. Muitas pessoas pensam que fazendo centenas de exercícios abdominais perderão barriga, mas isso não ocorre. Pese nas pessoas que gostam de mascar chicletes. Se a redução de gordura localizada funcionasse, elas perderiam instantaneamente a gordura das bochechas! Ao invés de trabalhar incessantemente na parte inferior do seu corpo, você também deveria preocupar-se em valorizar a parte superior do seu corpo.

 

Quando começarei a ver os resultados? Tentei vários programas de treinamentos, mas simplesmente não consigo ficar tempo suficiente para ver benefícios gerais?

 

Se você praticar seus exercícios com seriedade, combinando um programa cardio-vascular e uma dieta equilibrada você começará a ter resultados visíveis em quatro semanas. Os músculos que você julgava não existir começarão a destacar-se e seus braços e pernas começarão a pareceres mais tonificados e torneados. Suas costas estarão mais fortes e sua barriga menos saliente. Entretanto, a mudança não será apenas visível. Você perceberá mudanças positivas em si próprio. Você começara a ansiar pelos resultados e sentir-se mais animado em cada coisa que fizer. Dormirá melhor e provavelmente com melhor humor. Suas sessões aeróbicas se tornarão mais fáceis e você será capaz de exercitar-se por períodos mais longos.

 

Jamais pratiquei esportes, mas gostaria de começar. Há algum risco? Tenho 54 anos um pouco acima do peso e sou fumante.

 

Antes de começar qualquer programa de atividade física, você deve passar por uma avaliação médica, sobretudo se tiver algum fator de risco, como doenças coronarianas, diabetes, hipertensão, colesterol alto, obesidade, se for fumante ou se levar uma vida sedentária.

 

Sou extremamente magro e gostaria de ganhar um pouco de peso. O que posso fazer?

 

Provavelmente as pessoas devem ter inveja de você, uma vez que seu problema é o oposto da maioria. Enquanto muitos corpos são programados geneticamente para armazenar gordura você permanece magro. Trate de consumir mais calorias, mas sem apelar, para as calorias vazias das refeições rápidas, tipo hambúrgueres, salgados, pizza, tortas, sorvetes, junk-food. Tome sucos de frutas naturais em vez de refrigerantes, e leve nozes, frutas secas ou outros alimentos altamente calóricos e nutritivos para o lanche. Mas, ainda assim, você deve exercitar-se para adquirir massa muscular, ficar mais tonificado e parecer mais forte. Mantenha sua atividade cardiovascular com intensidade moderada.

 

Não consigo me motivar para iniciar uma atividade física ou mudar meus hábitos alimentares. Gostaria de perder um pouco de peso e ter um corpo mais tonificado, mas falta-me estímulo.

 

É possível ter metas realizadas e mensuráveis num determinado período. Isso vai ajudá-lo a insistir e a parar de achar que um bom condicionamento físico é uma meta inatingível. Você pode estabelecer metas de curto e de longo prazo. Por exemplo: em quatro semanas quero ser capaz de correr 100 metros, sem ter que parar no meio do caminho. Outro instrumento de motivação é combinar por escrito com alguém que você acha que lhe daria apoio nessa empreitada. Faça uma espécie de contrato registrando que você compromete-se a exercitar-se X vezes por semana, durante X semanas. Peça para que a outra pessoa também assine. Desconfie de pessoas que inconscientemente querem sabotar o seu progresso. Por mais estranho que isso possa parecer, pode haver pessoas que não querem que você consiga: amigos que se sentem culpados por não se cuidar, mães que acham que você faz coisas demais, parceiros ciumentos, com medo que você possa ficar mais atraente- é esquisito, mas é verdade.

 

Fonte: LEON R. “Pilates, pratique, faça você mesmo! Para todas as idades!”, Rio de Janeiro, Brasport, 2008. p7 - p8.